Fonte Valci Santos Reis
Turismo Religioso

Turismo Religioso

Conheça algumas das principais Igrejas de Guabiruba, que fazem parte do Turismo Religiosos

Capela São Cristóvão – Aymoré

A Capela São Cristóvão fica a 6km do centro da cidade e está localizada no Bairro Aymoré, na Rua Gruenerwinkel, nº 140 – Guabiruba/SC. A primeira ermida na localidade data de 1862, tendo como padroeiro Santo Afonso sendo desativada uma década depois. Um século mais tarde, foi construído um oratório de encruzilhada entre o Sternthal e Gruenerwinkel por volta de 1966. Nesse mesmo ano, Dona Rosa Boos mandou reformar o oratório em homenagem a São Cristóvão e Padre Mathias juntamente com Anselmo Boos em uma viagem a Peritiba-SC passando por uma estrada antiga viu um monumento em homenagem a São Cristóvão e tiveram a ideia de realizar uma festa em homenagem aos motoristas. No dia 30 de julho de 1967 houve a primeira festa e a missa campal ocorreu em frente ao oratório. No ano seguinte aconteceu a mesma festa crescendo espantosamente! Em 1970, foi comprado do Sr. Edmundo Boos o terreno que abrigou o galpão de festa e a igreja improvisada. Em 1977, chega a imagem do Padroeiro São Cristóvão esculpida em madeira por Godofredo Thaler, de Treze Tílias – SC. Em 1979, a Capela foi fundada e sua planta foi confeccionada por Gerhard Jurk de Itajaí, o mesmo projetista da igreja luterana de Timbó-SC. Em 1995, foi adquirida a madeira de angelim de Rondônia para confecção dos bancos da igreja e em 2005, após edificação da torre, foram adquiridos 3 grandes sinos de São Paulo. Horários: Adoração ao Santíssimo às quintas-feiras 19 horas. Terço dos Homens às segundas-feiras 19h30. Todo dia 23 é realizada a missa devocional a São Crisóvão.

Fonte Valci Santos Reis
Fonte Valci Santos Reis

Capela Imaculada Conceição – Lageado Alto

A Capela Imaculada Conceição fica a 14km do centro da cidade e está localizada no Bairro Lageado Alto, na Rua Lageado Alto, nº 5217 – Guabiruba/SC. A Capela foi fundada em 1876. Os pioneiros do Lageado eram provenientes do Tirol italiano, denominado na época pelo Império Austro-Húngaro, na atual região de Trento, norte da Itália. Em 1876, após terem estabelecido as cabanas em seus lotes, os imigrantes esforçaram-se por uma capela. Em 1877, o vigário de Brusque procede à benção da capela. O formato da igreja atual foi inaugurado por volta de 1951. O segundo sino mais antigo da Colonia Itajahy fundido pela fabrica Bertschinger de Porto Alegre – RS em 1891 se encontra atualmente na capela.

Fonte Valci Santos Reis
Fonte Valci Santos Reis

Capela Sagrado Coração de Jesus – Planície Alta

A Capela Sagrado Coração de Jesus fica a 8km do centro da cidade e está localizada no Bairro Planície Alta, na Rua Planície Alta, nº 3594 – Guabiruba/SC. A Capela foi fundada em 1906 e possui um santo esculpido em madeira trazido da Alemanha pela família Dirschnabel em 22 de maio de 1865, que está preservado até hoje e deu origem à Capela Sagrado Coração de Jesus. A capela Sagrado Coração de Jesus foi a primeira igreja de Brusque (Guabiruba pertencia ao município nessa época) que os padres Dehonianos inauguraram.

Fonte Valci Santos Reis
Fonte Valci Santos Reis

 

Para saber mais acesse: https://turismo.guabiruba.sc.gov.br/

Fonte: Portal do Turismo de Guabiruba  https://turismo.guabiruba.sc.gov.br/

Compartilhe:

Use o dispositivo na posição vertical.