Fonte Guinter Schmid
Trilha do Gueba

Trilha do Gueba

Uma das maiores altitudes de Guabiruba, o Morro da Gueba tem um mirante que permite ver, em dias de céu limpo, até o mar de Tijucas. Para chegar ao topo, o caminho a ser percorrido não é dos mais difíceis, mas requer um bom preparo físico dos aventureiros, que precisam estar dispostos a encarar subidas íngremes e constantes.

O nome do local vem de uma expressão dos antigos italianos que viviam na região. “Gueba” era a maneira como se referiam às nuvens que ficam no topo dos morros e, com a altitude do local, tudo o que se via era a neblina. Daí vem a nomenclatura, que pegou e é usada até hoje.

A 880 metros acima do nível do mar, o topo do Morro da Gueba é o segundo ponto mais alto do município, atrás apenas do Morro do Carneiro Branco, que tem 940 metros. A trilha que leva ao cume é uma das primeiras dentre os trajetos do Parque Nacional da Serra do Itajaí a ser sinalizada, e tem uma das melhores infraestruturas para o ecoturismo em Guabiruba.

A maior atração do Morro do Gueba é a vista que se tem de lá de cima. Já durante a trilha é possível vislumbrar belas paisagens, mas nada se compara ao mirante que, em dias de céu limpo, permite enxergar até a praia de Tijucas e a ilha de Porto Belo. Do topo, é possível ver o Spitzkopf de Blumenau, os municípios de Brusque e Guabiruba e até mesmo Navegantes.

Fonte: Texto de Natália Huf do Jornal O Município, Portal do Turismo de Guabiruba https://turismo.guabiruba.sc.gov.br/

Compartilhe:

Use o dispositivo na posição vertical.