Rota I – Fonte de Fé

Rota I – Fonte de Fé

No ano de 1875 chegaram a Nova Trento os imigrantes italianos e consigo trouxeram a forte cultura da sua religiosidade e fé, com sua devoção aos santos. Hoje, o município conta com diversas estruturas herdadas dos antepassados, entre igrejas, capelas e oratórios, geralmente mantidos cuidadosamente por moradores e comunidade, além de dois santuários considerados nacionalmente como importantes atrativos turísticos religiosos.

Ao visitar os templos religiosos, pode-se desfrutar de momentos de espiritualidade, contato com a natureza exuberante, além das características peculiares e a história de cada lugar, onde enche os olhos e fortalece o coração das pessoas que o visitam.

ORATÓRIO SÃO ROQUE

Sua estrutura exuberante foi construída acima de um barranco, seguido por uma escadaria com mais de 20 degraus. Na fachada do oratório, sobre a porta, em algarismos romanos está seu ano de construção: MDCCCXVI, ou seja, possui mais de 120 anos, sendo sempre bem cuidado pela comunidade que leva o nome do santo.

Ano de construção: 1896

Endereço: Rua José Battisti Archer, Bairro São Roque

ORATÓRIO DO CALVÁRIO E GRUTA DE SÃO JOANIN

Construído numa pequena elevação de terra, pode-se caminhar em uma subida em círculo, rodeando a colina até o alto com os nichos das 14 estações da Via-Sacra. No alto, as esculturas recriam o cenário da crucificação de Jesus Cristo, e aos pés da colina, uma bela gruta com a imagem de São João Batista Menino, portanto denominado pela comunidade de São Joanin.

Construção: década de 1950, originalmente por famílias da colonização italiana.

Endereço: Rua Alferes, Bairro Trinta Réis

ORATÓRIO CRISTO REI

Em um local distante e sossegado, longe da movimentação do pequeno centro do município, se situa o oratório construído e preservado por famílias da comunidade, com o patrimônio passado de geração para geração. A imagem de Cristo Rei presente no oratório tem origem da região trentina da Itália.

Ano de construção: 1935

Endereço: Estrada Geral Ribeirão da Velha, Bairro Ribeirão Da Velha

CAPELA SÃO CRISTÓVÃO

O terreno em que hoje a capela se encontra foi doado por uma moradora da pequena comunidade, bem como a decoração de pinturas na frente também foi um voluntariado. A cada ano se realiza uma carreata de carros, ônibus e caminhões por toda a cidade, e quando passam em frente a esta capela, recebem uma benção do Santo devoto, por isso a festa de São Cristóvão se torna popular em todo o município.

Ano de construção: 1986

Endereço: Estrada Geral Ponta Fina Sul

ORATÓRIO SANTO ANTONIN        

O oratório traz esse nome pela pequena construção instalada e pela pequena imagem de Santo Antônio que abriga. De tijolo em tijolo, a construção foi erguida devida a uma graça recebida de um morador da comunidade. Depois de várias restaurações, mas que sempre foram mantidas as características originais, o oratório recebe toda a comunidade em suas festas e celebrações populares.

Ano de construção: 1921

Endereço: Rua Florianópolis, Bairro Ponta Fina Norte 

CAPELA SANTA ÁGATA

A Capela de Santa Ágata foi o primeiro templo religioso em Nova Trento. O quadro da Santa que enobrece o altar foi trazido pelos imigrantes italianos por engano, pois a original foi trazida para a capela e a réplica foi deixada na Itália. Foi da terra natal desses imigrantes que sua arquitetura foi inspirada, pois é, praticamente, uma réplica daquela existente nessa mesma cidade.

Ano de construção: 1880, sendo a primeira restauração em 1982.

Endereço: Rua Carlos Tridapalli, Bairro Besenello

ORATÓRIO SÃO CARLOS BORROMEO

A caminho do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, encontra-se um pequeno oratório com sua certa peculiaridade. Um devoto arranjou uma imagem do Santo e a colocou sobre uma pedra de oito metros de altura, ao caminho do topo do morro, em sinal de agradecimento por graça alcançada. O oratório foi revitalizado, com a imagem recolocada em outra pedra, e hoje é bem cuidado pela família do devoto que realizou sua homenagem a mais de 110 anos atrás.

Ano de construção: 1907

Endereço: Estrada Geral Morro da Cruz, Centro

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO BOM SOCORRO

Construído pelos neotrentinos, o Santuário está localizado no Morro da Cruz, a 525 metros de altitude, tendo uma vista panorâmica exuberante da cidade de Nova Trento e do Vale do Rio Tijucas e seu encontro com o mar, ainda com a imagem de Nossa Senhora trazida da França e o estilo Gótico do Santuário. Ao longo da subida em asfalto, 14 capitéis (doados pelas famílias em 1950) formam a Via Sacra, onde muitos peregrinos e fiéis o sobem a pé em sinal de devoção e agradecimento.

Ano de construção: 1901

Endereço: Estrada Geral Morro da Cruz, Centro

IGREJA MATRIZ E PARÓQUIA SÃO VIRGÍLIO

São “Vigílio” foi um bispo de Trento, Itália, do ano 388 a 400 da era cristã. Foi um santo que os imigrantes trouxeram consigo em suas malas e deixaram sua homenagem por aqui, sendo o padroeiro de Nova Trento. O nome passou a ser oficialmente São “Virgílio” e não “Vigílio” como era chamado o santo patrono, por ter sido assim denominada pela Paróquia. Quem visita Nova Trento não pode deixar de conhecer, onde sua arquitetura externa e interna encanta todos seus visitantes e cidadãos que aqui moram.

Ano de criação da paróquia: 1929

Ano de inauguração da Matriz: 1942

Endereço: Rua Santo Inácio, 170, Centro

ORATÓRIO SÃO JOSÉ

Localizado a caminho do Santuário Santa Paulina, o pequeno oratório recebe seus fiéis diariamente em sinal de devoção e agradecimento ao Santo padroeiro dos trabalhadores. Sendo um lugar aconchegante e acolhedor, tem uma beleza rústica bem cuidada por moradores.

Ano de construção: 1876

Endereço: Rua Luís Busnardo, Bairro Cascata

CAPELA SANTOS MÁRTIRES DAS MISSÕES

A ideia do padroeiro se deve aos Jesuítas que trabalhava na comunidade e fizeram a homenagem aos Três Mártires rio-grandenses, e assim a comunidade construiu o oratório para realizar catecismo e missas. A cidade vizinha Brusque fez a doação de uma estátua maior que a capela e não pôde ser exposta. Foi doada outra imagem de um morador da comunidade e assim a primeira missa se realizou em novembro de 1957.

Ano de construção: década de 1950

Endereço: Rua Pedro Piffer, Ribeirão Frederico

CAPELA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Inicialmente construída como oratório de São Jorge pelos moradores da localidade em 1876, mais tarde, foi reconstruída como capela, e por motivos de devoção do sacerdote que ajudou na reconstrução, foi denominada pelo nome que segue hoje. Localizada dentro no complexo do Santuário Santa Paulina, a igreja com aparência antiga chama a atenção dos visitantes do Santuário pela simplicidade mas também pelos detalhes e conservação dos mesmos.

A Capela Nossa Senhora de Lourdes foi construída como Capelinha São Jorge em 1875. A gruta presente no interior foi construída e batizada com o nome da Santa, e com ela a atual capela se levantou com o nome que segue hoje. Localizada dentro no complexo do Santuário Santa Paulina, com aparência antiga, a capela chama a atenção dos visitantes do Santuário pelos detalhes simples e conservação dos mesmos. A imagem da Santa que se encontra na gruta é proveniente da França e foi comprada com arrecadação da roça de mandioca plantada por Amábile (Santa Paulina) e as filhas de Maria.

Ano de construção da Capelinha de São Jorge: 1876

Ano de construção da Capela Nossa Senhora de Lourdes: 1889

Endereço: Rua Madre Paulina, Bairro Vígolo

SANTUÁRIO SANTA PAULINA

O Santuário leva turistas e peregrinos a conhecer onde viveu a primeira santa brasileira: Santa Paulina. Originalmente de Trento, Itália, Amábile Lúcia Visintainer chegou a Nova Trento em 1875, onde começou a realizar suas graças. Com a Beatificação de Madre Paulina em 1991, peregrinos de todo o país começaram a visitar o bairro Vígolo, em Nova Trento. Depois de sua canonização pelo Papa João Paulo II em 2002, as Irmãzinhas da Congregação fundada por Santa Paulina decidiram construir o Santuário dedicado à santa. Além de ser um local de fé, o Complexo do Santuário é um parque ecológico onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como a beleza das flores, cachoeiras, animais e trilhas.

Ano de inauguração: 2006

Endereço: Rua Madre Paulina, 3988, Bairro Vígolo

 

Compartilhe:

Use o dispositivo na posição vertical.