Fonte Ruthe Maestri
Grutas de Botuverá

Grutas de Botuverá

Conheça a caverna

As Grutas de Botuverá ficam na localidade de Ourinho, a 15 km do Centro de Botuverá. Possuem, aproximadamente, 1200 metros de extensão e são compostas por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água), tais como travertinos, cortinas, couves-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e salões. Constitui um conjunto inigualável e eternizado por pingos de água que gotejam continuamente do teto a centenas e milhares de anos.

Em virtude de sua beleza e porte, é considerada a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil, sendo visitada há mais de vinte anos.

A caverna apresenta inúmeros salões que alcançam até 20 metros de altura, povoados por figuras, colunas e calcita escorrida entre outras formas.

Possui uma única entrada conhecida e o início do seu desenvolvimento se dá em piso de argila com bloco calcário.

FAUNA

A diversidade biológica nesta gruta é considerada alta para uma cavidade sem curso d’água no Brasil. Foram registradas 7 espécies de morcegos e mais 35 espécies de invertebrados.

Sob este aspecto, destaca-se no contexto espeleológico nacional pela ocorrência de 6 espécies endêmicas (exclusivas do local) e altamente especializadas de invertebrados. Apenas 10 cavernas brasileiras possuem um número tão expressivo de troglóbios (espécies de vida restrita às cavernas).

O Parque Municipal das Grutas de Botuverá

A partir de 1998, a Prefeitura Municipal de Botuverá, com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (Ministério do Meio Ambiente) e assessorada pelo Grupo de Estudos Espeleológicos Açungui (instituição voltada à proteção de cavidades naturais), iniciou diversos estudos para a elaboração e implantação do Plano de Manejo do Patrimônio Espeleológico.

Infraestrutura

Com completa infraestrutura para o turista ou para quem quer passar momentos agradáveis em contato com a natureza, o parque dispõe de churrasqueiras e praça de alimentação.

O local também disponibiliza estacionamento para carros e um exclusivo para ônibus.

Para aqueles que não podem visitar as cavernas é possível fazer uma trilha pela mata até uma cachoeira.

Horários

  • Terça a Domingo: 8h às 17h (primavera e verão) / 8h às 16h (outono e inverno).
  • Segunda: fechado para manutenção.

Serviços Regulares

  • Existência de bar e restaurante;
  • Disponível quiosques com churrasqueiras;
  • Estacionamento amplo.

Para mais informações sobre a visitação acesse o site oficial do Parque das Grutas.

Fonte: Informações retiradas do site Plataforma Turismo de Botuverá: http://plataformaturismo.raizesdobrasil.net/cimvi/?cidade=botuvera 

Compartilhe:

Use o dispositivo na posição vertical.