Fonte Acervo Turismo Brusque
Fenarreco

Fenarreco

Fazendo parte do circuito de festas que ocorrem em outubro em Santa Catarina, merece destaque também a Fenarreco – Festa Nacional do Marreco no município de Brusque. Criada no ano de 1985 e inspirada como complemento para a Oktoberfest, hoje a Fenarreco é reconhecida como uma das principais celebrações do calendário cultural do Vale do Itajaí.

A festa tinha como foco inicial, a divulgação do prato típico da cozinha alemã, o pato recheado, uma tradição trazida pelos imigrantes que no continente europeu utilizavam o ganso como elemento principal na ceia natalina. A iguaria trouxe a combinação entre o exótico e o tempero da região, tornando-se referência a curiosos e visitantes.

A partir dessa procura surgiu então a idéia da criação de uma festa gastronômica na cidade, contudo devido às catástrofes que assolaram a região nesse período, essa idealização só pôde ser concretizada no ano seguinte em 1986.

Já com os parâmetros definidos, a festa proporcionaria ao público a opção de almoçar ou jantar em Brusque para que posteriormente o mesmo pudesse seguir caminho para Blumenau, onde ocorria a Oktoberfest.  Assim, a previsão de término do evento foi estabelecida inicialmente para às 23 horas, fato esse que não foi seguido nem no primeiro dia por insistência dos participantes.

Na primeira edição a festa despojava de um número limitado de chopp e carne a ser dividido entre os 10 dias de decorrência, mas o sucesso foi tão grande que essa estimativa acabou logo nos primeiros dias. Enfrentando muita dificuldade de comunicação e transporte, o evento foi bem sucedido contando com a mobilização de muitos voluntários e até da polícia militar.

A Fenarreco é a maior festa de Brusque e uma das maiores festas de outubro de Santa Catarina. Seus principais atrativos são os pratos a base de marreco como por exemplo, marreco com repolho roxo (ente mitrotkohl), além do chopp gelado e apresentações de grupos folclóricos e bandas alemãs.

Fonte: Fenarreco  https://fenarreco.tur.br/

Compartilhe:

Use o dispositivo na posição vertical.